"Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.” 1º João 2.14

Sete dicas para falar com seus vizinhos sobre Jesus

Por Tim Gaydos.

 

Nós nos encontramos no elevador de nosso condomínio. Em vez de olhar para o chão e evitar fazer contato com os olhos eu disse oi e me apresentei. Eu perguntei para ele algumas perguntas que não fossem estranhas, perguntas básicas. Há quanto tempo você mora aqui? Você já conheceu alguma pessoa legal?

Na semana seguinte, eu o vi no hall da entrada e começamos uma discussão mais longa envolvendo os Marinheiros de Seattle e suas perspectivas de final de ano. Eu verifiquei para ver se ele estava disposto a conversar mais, “se você quiser assistir um jogo no Sport, [um pub em Seattle] me avise.” Ele aceitou, descobrimos uma boa data e horário e em algumas semanas nós estávamos assistindo a um jogo juntos.

Quebrando o estereótipo de idiota julgador¹

Não demorou muito para ele descobrir que eu era Cristão, ia à igreja e amava Jesus. Ele disse para mim, “nossa, meu estereótipos de Cristãos foi destruído. Você é normal. Você gosta de uma boa comida e bebida, você ama sua cidade e você não se comporta como um idiota julgador.” Eu logo o convidei para a igreja, onde ele ouviu o evangelho sendo pregado poderosamente. Ele se tornou Cristão e se envolveu em grupos da igreja, graças à Deus.

Por qualquer motivo, é fácil para os cristãos amedrontar-se e ficarem estranhos quando falam sobre sua fé no dia-a-dia. Aqui vai algumas dicas para fazer pontes para essas inibições e continuar a conversa:

1. Encontre um caminho que leve a Jesus.

No decorrer da conversar, pense em como Jesus se relaciona com a discussão, porque Jesus intersecta e toca em tudo na nossa cultura: esportes, música, arte, política. Procure por pontes para introduzir Jesus na conversa. Deve ser tão casualmente e apaixonadamente como quando você fala sobre qualquer outra coisa.

2  Não seja estranho e embaraçoso.

”Então… agora eu gostaria de falar com você sobre Jesus.” Se de repente você coloca seu chapéu “Jesus” e você está falando com ele como se ele fosse um projeto e não um amigo, você está entrando de forma desajeitada em um território. Agora, haverá momentos que será estranho porque falar de Jesus e pecado pode ser assim, mas não deixe ser porque você é socialmente estranho.

3. Seja cativante.

Incluído nessa palavra [cativante, em inglês: winsome] está a palavra “win” [ganhar]. Seja um amigo “ganhador” e a que a conversa possa ser atraente, amigável e gentil. Para saber mais sobre ser cativante, confira O Conquistador de Almas de Charles Spurgeon [disponível para compra aqui].

4. Seja oposto aos estereótipos e caricaturas cristãs.

Muitas pessoas urbanas e seculares tem uma visão particular caticaturizada de Cristãos, que não é muito lisonjeiro (julgador, duro, “a polícia da moralidade”), embora muitos não tenham nenhum amigo cristão. Seja gracioso e fale com eles, sirva e ame-os.

5. Tenha uma casa aberta

Quando minha esposa e eu nos mudamos para um novo apartamento nós oferecemos uma casa aberta para toda vizinhança e surpreendemos com boa comida e vinho. Dezenas de nossos vizinhos vieram e isso foi a fundação para conversas futuras centradas no evangelho.

6.  Seja honesto sobre suas lutas e fracassos.

Todos nós estamos aquém. Todos nós lutamos e falhamos. O crédito tem que ser dado a Jesus em sua vida. Muitos não-cristãos não querem falar com Cristãos pois irão se sentir culpados sobre seus próprios problemas.

7. Ações também comunicam.

Sirva seus vizinhos. Sirva sua vizinhança. Procure por oportunidades sem ser um chamariz de atenção. Seus vizinhos estão observando você e assim como Tiago disse, fé sem obras é morta.

 

 Fonte: The Resurgence

Tradução: William Bessa em Ame Cristo

 

1 – Acredito que aqui o autor se refere aos tipos de estereótipos comuns nos EUA, como as pessoas que saem às ruas com cartazes escrito “God Hates Fags” [Deus odeia gays].

Fala aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s